Poesia: "Fênix do Sertão"



Que o sal das águas

Fertilize a semente da terra

Que, árida, refloresça em flor.


Gilberto Brandão Marcon

© Todos os direitos reservados

http://recantodasletras.uol.com.br/mensagensdereconciliacao/2371131

Poesia: "Asas da Liberdade"




Cores aladas a riscarem o céu,

Cores felizes da liberdade,

Lépidas, buscam o infinito.


Gilberto Brandão Marcon

© Todos os direitos reservados

http://recantodasletras.uol.com.br/mensagensdeamizade/2374999

Rainha da Noite


rainhadanoite03A Rainha-da-Noite é uma flor espetacular. Possui flores de grandes dimensões e perfume intenso, produzindo um fruto saboroso e rico em vitaminas. A sua floração era um espetáculo lá em casa, sendo que todo dia verificávamos se havia alguma flor prestes a abrir. Quando acontecia esperávamos a noite chegar para ir ao jardim admirá-la e nos embebedarmos em seu perfume.

Além de Rainha-da-Noite (Hylocereus undatus) também é chamada de Flor-da-Noite, Dama-da-Noite, Pitaia, Cardo-Ananás, Flor-da-Lua, entre muitos outros. Em espanhol é chamada de Reina-de-la-Noche, Flor-de-Caliz, Pitahaya-Orejona entre outros. Em inglês é conhecida por Dragonfruit, Belle-of-the-Night, entre outros. No Oriente é conhecida como Fruta Dragão porque tanto o fruto como o caule que antecede as flores é recoberto por escamas que lembram as das tradicionais figuras dos dragões. O nome pitahaya deriva de palavra indígena que quer dizer fruto de escamas.

rainhadanoite01Não há certezas sobre a origem desta planta, sendo provavelmente da Índia ou das zonas tropicais do continente americano, desde o México até a Colômbia.

É uma cactácea de ciclo de vida perene, com raízes fibrosas e numerosas. Possui raizes aéreas das quais faz uso para fixar-se no solo ou em alguma superfície, além de serem utilizadas para a obtenção de nutrientes. Produz uma grande quantidade de ramos divididos em artículos. Só começa a florir após o terceiro ano e desde que cultivada em condições adequadas. A floração dura de finais da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno Verão. As flores só desabrocham quando começa a anoitecer, permanecendo abertas até começar a nascer o sol. Algumas podem chegar a ter 3o cm de diâmetro. Produz um fruto comestível de casca vermelha e polpa esbranquiçada. Sua consistência lembra a do kiwi e o sabor é semelhante ao melão.

No paisagismo pode ser utilizada tanto em vasos como trepadeira. Devido às grandes dimensões que pode alcançar é mais apropriada para o plantio no solo, junto a uma superfície na qual as raízes aéreas possam agarrar-se. É ideal para jardins de pedra e pode também ser plantada junto a uma árvore na qual possa enramar-se.

rainhadanoitefrutoA Rainha-da-Noite também tem utilidades medicinais. Os frutos são ricos em vitaminas e fósforo, auxiliando na digestão. Pode ser consumido tanto ao natural (a polpa) como em sucos, geléias e doces. Pode auxiliar na redução do colesterol, regulação da diabetes e em gastrites. As sementes tem efeito laxante. Os talos e flores podem auxiliar em casos de problemas renais, assim como podem ser consumidos cozidos como um legume.

A Rainha-da-Noite deve ser cultivada preferencialmente em sol pleno, mas tolera meia sombra. Não suporta temperaturas abaixo dos 13ºC, sendo ideal quando está entre 18 e 32ºC. Caso passe por um longo período de frio pode mesmo morrer. O solo para seu cultivo deve ser leve com uma mistura de uma parte de terra de jardim uma de composto orgânico e duas de areia. As regas devem ser espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver seco na superfície. De 3 em 3 anos convém ser replantada.

A reprodução da Rainha-da-Noite pode ser feita por estaquia dos caulas ou por sementes. O método mais prático é por estaquia. Quanto maior for o segmento utilizado para a criação de uma muda mais rápido será seu enraizamento. Pode-se utilizar produtos que estimulem o enraizamento para apressar o processo, pois a tendência é que demorem cerca de 2 meses até enraizarem. Neste período de espera pelo enraizamento deve-se ter muito cuidado para evitar o excesso de umidade que pode levar ao apodrecimento da base. As estacas devem ser enterradas a apenas 1 cm de profundidade. Os possíveis brotos laterais que apareçam devem ser eliminados deixando apenas os que estejam mais verticais, permitindo que a planta tenha um crescimento melhor.

Quanto à reprodução por sementes, nós meros amadores, devemos deixar para profissionais. Esta reprodução é mais adequada para a produção de mudas para o melhoramento da espécie.

______________________________________________________________________________________________

Fontes:

Jardineironet

Jardim de Flores

Toda Fruta

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 BEIJA-FLOR |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.