Essas flores são originárias da Ásia Tropical. No Brasil elas também são conhecidas como “Mimo de Vênus”. Em 1923, as flores do Hibisco foram eleitas o símbolo nacional do Havaí e da Malásia. |
É um arbusto simples de cuidar e possui muitas flores, de maneira contínua, com aspecto muito gracioso, que se encontram presentes desde a metade da primavera até a metade do outono.
Suas folhas possuem uma cor verde com alto brilho, enquanto suas pétalas, que podem chegar a medir doze centímetros, possuem cores e tonalidades muito intensas e vivas. A variedade de cores das flores Hibisco compreende o laranja-brilhante, rosado e diversas tonalidades do vermelho.
O hibisco requer alguns pequenos cuidados, como podas no início da primavera para que se fortifique de maneira a suportar o longo período de floração.
O Hibisco representa a beleza delicada, a virtude e avidez; e sugere: agarre-se à tua boa-sorte!
Curiosidades:
O hibisco faz parte da gastronomia de muitos países africanos. Em Gâmbia é comum o uso de um chá, o “Wonjo”, feito com a folha do hibisco. Para os naturalistas ocidentais, usa-se fazer gelatina natural com o chá adoçado. Sua tonalidade vermelha natural é usada na substituição de corantes químicos.
Houve uma época em que os estudantes, para economizar, lustravam os sapatos com as folhas do hibisco, deixando-os brilhando. Por isso, essas flores também eram popularmente conhecidas de graxa-de-sapato. As flores do hibisco são utilizadas como indicador ácido-base e também são indicadas para estimular o anseio sexual feminino.
Para fins medicinais, o hibisco é ainda indicado como: hipotensor, diurético, laxante, antiespasmódico, adstringente, expectorante, protetor da mucosa estomacal, digestivo, fluidificante do suco biliar, entre outros. O Hawaii tem essas flores como seu símbolo, lá existem cerca de cinco mil variedades de Hibisco.
1 comentários:
Está lindo seu blog, mãe! =D
Postar um comentário